terça-feira, 11 de agosto de 2020

MATEUS 4.1-11 [Jesus testado por Satanás]

[Jesus testado por Satanás] 

4.1 Então Jesus foi conduzido (aclive acima) pelo Espírito ermo adentro, para ser testado pelo diabo. 2 E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.(5 - Este episódio foi ordenado pelo Espírito Santo. Jesus tinha de enfrentar Satanás estando Ele o mais enfraquecido fisicamente que jamais estaria (40 dias sem comida!). Quando Satanás fracassou na tentativa de derrotar Jesus enfraquecido, deve ter se enchido de desespero – agora se deu conta de que nunca poderia derrota-lo. (Mas ainda tentaria mata-lo.) 3 E chegando-se a Ele, o tentador disse, “Já que tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.”(6 - Satanás não foi tolo o suficiente para questionar a identidade de Jesus, ‘se’; foi mais sutil, “já que”) 4 Como resposta Ele disse, “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de cada palavra saindo da boca de Deus.”(7 - Ver Deuteronômio 8.3. Para vivermos de cada palavra, foi necessário preserva-las, até nós!) 5 Então o diabo O transporta à cidade santa (8 - ‘A cidade santa’ evidentemente era Jerusalém. Seria permitido perguntar, “Em que sentido era santa”? ) e O coloca sobre o pináculo do templo, (9 - Isto é literal; Satanás tem poder para transportar objetos. Mateus traz a seqüência correta, ao passo que Lucas inverte a seqüência das provas 2 e 3 (Mateus utiliza advérbios de seqüência, mas Lucas, não). Para uma análise mais detalhada, favor de ver “Uma harmonização dos relatos da ‘tentação’” no Apêndice.) 6 e diz a Ele: “Já que tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; pois está escrito: ‘A Seus anjos dará ordens a teu respeito, e levantar-te-ão nas mãos, para que não machuques teu pé contra uma pedra’.”(10 - Ver Salmo 91.11-12. Satanás conhece a Bíblia, e bem sabe como torcê-la. ) 7 Disse-lhe Jesus, “Também está escrito: Não porás o SENHOR teu Deus à prova!”(11 -  Ver Deuteronômio 6.16. É proibido testar Deus, isto é, fazer deliberadamente uma coisa irresponsável com o intuito de obrigar Deus a fazer um milagre pare te livrar. ) 8 Novamente o diabo O transporta, a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória dos mesmos.(12 - Isto também é literal, e obviamente sobrenatural (sendo nosso mundo uma esfera, mesmo de um satélite só se veria uma metade). Temos aqui uma jogada magistral de Satanás – Jeovah-Filho tomou forma humana a fim de recuperar o que o primeiro Adam havia perdido, e Satanás oferece isso ‘de mão beijada’, mas com uma pequena ‘condição’ . . . ) 9 Aí diz a Ele, “Todas estas coisas te darei, se te prostrares e me adorares.” 10 Aí Jesus diz a ele, “Para traz de mim, Satanás!(1 - 88% dos manuscritos gregos têm “para traz de mim . . .”; em Lucas 4.8 pelo menos 97% também têm “para traz de mim . . .”. Porém, os 12% que omitiram a frase deveriam ter omitido “porque” também (que não fizeram), já que sem a frase o ‘porque’ perde a sua razão de ser. Obviamente os 88% estão certos) Porque escrito está: ‘Ao SENHOR teu Deus adorarás, e só a Ele servirás’.”(2 - Ver Deuteronômio 6.13. Observar que Jesus não nega seu direito de fazer essa oferta (ver Lucas 4.6)) 11 Então o diabo O deixa; e aí chegaram anjos e começaram a servi-lo.(3 -  A impressão que dá é que os anjos foram proibidos de ajudar Jesus durante a confrontação direta com Satanás. )

[Jesus escolhe Capernaum como base de operações – 27 d.C.] 

4.12 Ora, ouvindo que João havia sido encarcerado, Jesus retirou-se para a Galileia.(4 - A primeira temporada de ministério na Judéia, conforme registrada em João 1,2 e 3, termina aqui. ) 13 E deixando Natsaré para traz,(5 - Ver Lucas 4.16-30. Parece que Jesus retirou os Seus pertences de Natsaré na ocasião.) Ele foi e fixou residência em Capernaum, perto do mar, nas regiões de Zebulom e Naftali; 14 para que se cumprisse o que foi dito através de Isaías o profeta, a saber: 15 “Terra de Zebulom e terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia das nações! 16 O povo assentado em trevas viu uma grande luz, e sobre os assentados no lugar e na sombra da morte raiou luz.”(6 - Ver Isaías 9.1-2. ) 

[Jesus chama quatro pescadores]

 17 Desde então Jesus começou a pregar e a dizer, “Arrependei-vos, porque o Reino dos céus aproximou-se”.(7 - Exatamente! O Rei estava atuando entre eles. “O Reino dos céus” e “o Reino de Deus” são sinônimos, como podemos constatar comparando passagens paralelas em Marcos e Lucas. Jesus dá continuidade à mensagem de João, já que o arauto está fora de ação.) 18 E andando ao lado do mar da Galileia, Ele viu dois irmãos, Simão (também chamado Pedro), e André seu irmão, que lançavam uma tarrafa ao mar (porque eram pescadores). 19 E diz a eles, “Sigam-me, e eu lhes farei pescadores de homens”. 20 Então imediatamente O seguiram, deixando as redes.(8 - Eles tinham empregados para cuidar do equipamento.) 21 E seguindo dali Ele viu outros dois irmãos, Tiago (o de Zebedeu), e João seu irmão, no barco com seu pai, Zebedeu, consertando suas redes. E chamou-os. 22 Então imediatamente O seguiram, deixando o barco e seu pai.(9 - Todos os quatro desses homens já haviam passado tempo com Jesus, de sorte que o novo chamado não foi novidade.)

[Um giro pela Galileia]

 23 Jesus percorreu toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e proclamando o Evangelho do Reino, e curando cada doença e cada enfermidade entre o povo. 24 E a Sua fama correu por toda a Síria; e trouxeram a Ele todos os doentes – sofrendo com uma variedade de doenças e tormentos, e sendo demonizados(10 - Para alguns leitores o vocábulo ‘demonizado’ será novo. Para uma explicação, favor de ver o artigo “Demonização” no Apêndice. ) e epiléticos, e paralíticos – e Ele os curou. 25 Grandes multidões O seguiram, de Galileia e Decápolis e Jerusalém e Judéia e além do Jordão.(11- Lucas 5.1 nos diz que esta mesma multidão estava com fome de ouvir a Palavra de Deus, e de fato eles ouviram o sermão no monte; mas Jesus utilizou cura e libertação para atrair o povo. ) 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATEUS 5.1-48 [O Sermão no monte]

[O Sermão no monte] 5.1  Ora, vendo as multidões Jesus subiu ao monte, e tendo se assentado os Seus discípulos (12 Os ‘doze’ ainda não tinha...