sábado, 8 de agosto de 2020

MATEUS 3.1-17 [Ministério de João Batista – 26 d.C.]

[Ministério de João Batista – 26 d.C.]
 3.1 Naqueles dias João, o Batizador, começou a proclamar no ermo da Judéia 2 dizendo, “Arrependei-vos, pois o reino dos céus aproximou-se!” 3 Ora, é a este que o profeta Isaías se referiu ao dizer: “Uma voz clamando, ‘Preparai no ermo o caminho do SENHOR, fazei retas as Suas veredas’.” (3) A referência é a Isaías 40.3. Tanto a poesia como a prosa em hebraico fazem uso constante de expressões paralelas ou sinônimas. A partir do contexto em Isaías, parece claro que ‘no ermo’ trabalha com o verbo ‘preparar’, e não ‘clamar’. Mas para que um caminho reto ‘no ermo’? Qualquer estrada facilita a movimentação de pessoas e cargas, mas estrada reta numa extensão de terra acidentada é de grande utilidade. (Em verdade, Isaías 40.3-4 estaria descrevendo a construção de uma super-estrada moderna.) João era a voz, mas era o povo que tinha de construir a estrada. E nós, então? Compete a nós construir semelhante ‘estrada’? Caso que sim, como? No mínimo, deveríamos estar proclamando valores bíblicos ao mundo, utilizando todos os meios possíveis) 4 Esse João vestia roupa feita de pelos de camelo e trazia um cinto de couro na cintura; já a comida dele era gafanhotos e mel silvestre. 5 Então iam até ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a região circunvizinha do Jordão, 6 e iam sendo batizados por ele no Jordão, confessando os seus pecados. [Uma turma de ‘cobras’] 7 Aí, vendo ele muitos dos fariseus e saduceus vindo para seu batismo, disse-lhes: “Raça de víboras! Quem vos alertou a fugir da ira vindoura? 8 Produzi então fruto digno do arrependimento – 9 dizer entre vós mesmos, ‘Temos Abraão como pai’, nem pensar!(4-Eles tinham noção de privilégio espiritual baseado em nascimento, mas Deus não tem ‘neto’, só ‘filho’. Mais tarde Jesus deixou claro que rejeitaram a mensagem de João – não foram batizados) Pois digo-vos que destas pedras pode Deus levantar filhos para Abraão. 10 Aliás, já o machado está sendo posto à raiz das árvores.(5 - O Messias já estava presente, e Ele iria condenar os fariseus e saduceus) Ora, cada árvore que não produz bom fruto é derrubada e jogada fogo adentro. 11 “Eu de fato vos batizo com água visando arrependimento, mas Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar.(6 - Marcos 1.7 diz “desatar as correias”. Certamente João repetiu isso muitas vezes, para públicos diferentes, e variou a frase; não há discrepância) Ele vos batizará com Espírito Santo.) (7 - Não há artigo com ‘Espírito Santo’, de sorte que considero a frase como nome próprio. Estamos acostumados a ver ‘e com fogo’, mas essa frase se encontra somente em 20% dos manuscritos gregos. Os 80% incluem a melhor linha de transmissão. Contudo, Lucas 3.16 traz ‘e com fogo’)12 Sua pá de joeirar está na mão e Ele limpará completamente a Sua eira; recolherá o Seu trigo para o celeiro, mas queimará a palha com um fogo inapagável!”(8-É possível ter trigo sem palha? A palha não faz parte da planta de trigo? Quais poderiam ser as implicações desta analogia para a Igreja? Que porcentagem da planta é trigo comível? Todo cuidado é pouco! (Onde o Cristianismo é a religião do estado, ou faz parte da cultura dominante, a grande maioria dos ‘cristãos’ será palha. Onde cristãos são perseguidos a maioria será trigo. Como o Judaísmo fazia parte da cultura dominante, é presumível que boa parte dos ouvintes de João era palha.) O fogo ‘inapagável’ deve ser uma referência ao Lago de fogo. )

 [Batismo de Jesus]

3.13 Então Jesus veio da Galileia até João, junto ao Jordão, para ser batizado por ele. 14 Mas João tentou dissuadi-lo dizendo, “Eu é que preciso ser batizado por Ti, e vens Tu a mim?”(1 - João sabia que Jesus era o Messias) 15 Como resposta Jesus disse a ele, “Deixa por agora, pois assim nos é apropriado cumprir toda retidão moral.”(2 - O dizer do Senhor aqui nos parece difícil. Como tanto Marcos 1.4 como Lucas 3.3 afirmam que era “um batismo de arrependimento para remissão de pecados,” mas Jesus não tinha pecado, em que sentido poderia “cumprir toda justiça”? Talvez na condição de Messias e Grande Sumo Sacerdote (Hebreus 4.14) Ele precisava identificar-se com os verdadeiramente arrependidos entre Seu povo) Então ele O permitiu. 16 Assim que Jesus foi batizado saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e Ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre Ele. 17 E atenção, uma Voz dos céus disse, “Este é o meu filho amado,(3 - Aqui o episódio se apresenta da perspectiva de João, ao passo que em Marcos 1.11 e Lucas 3.22 se apresenta da perspectiva de Jesus. Assim como no dia de Pentecostes o Espírito Santo traduziu no ouvido dos estrangeiros presentes, entendo que aqui Jesus ouviu uma coisa e João outra. Ver também “’Este é’ ou ‘Tu és’?” no Apêndice.) em quem sempre me comprazo.”(4 - A Trindade se manifesta: voz = Pai, Jesus = Filho, pomba = Espírito Santo. Aquilo foi uma confirmação importante para Jesus). 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATEUS 5.1-48 [O Sermão no monte]

[O Sermão no monte] 5.1  Ora, vendo as multidões Jesus subiu ao monte, e tendo se assentado os Seus discípulos (12 Os ‘doze’ ainda não tinha...